2001


2003


2007
Dwelling nasce em 1998, enquanto projecto a solo do guitarrista Nuno Roberto. Tendo como objectivo a criação de música baseada apenas em instrumentos acústicos, Nuno Roberto coligiu melodias e fragmentos de inspiração variada, muitas vezes concebidos com a paisagem marítima algarvia como pano de fundo.



No ano 2000, a necessidade de enriquecer a estrutura musical do projecto, e de o tornar uma entidade mais concreta, acabaria por levar ao recrutamento de outros elementos. Assim, Nuno Roberto convidou a juntarem-se ao projecto Helder Dias, guitarra, Sílvia Freitas, violino, Catarina Raposo, voz, e Jaime Ferreira, baixo.
Durante o processo de composição que se seguiu, a banda completou os 5 temas que viriam a constituir "Moments", o MCD de estreia da banda, editado em Outubro de 2001 através da Equilibrium Music.



Em Setembro de 2002, pouco após uma série de concertos de promoção a "Moments", Helder Dias abandonou a banda, dando o seu lugar a Nicholas Ratcliffe. Os dois meses que se seguiram foram dedicados à preparação do material novo com vista à sua gravação, bem como mais algumas aparições ao vivo, que os levariam a Madrid para um concerto no festival internacional Arcana Europa.



O primeiro álbum de longa-duração "Humana" foi gravado durante o inverno de 2002/2003 e lançado pela Equilibrium Music em Outubro desse mesmo ano. A banda passou o final do ano de 2003 e a totalidade de 2004 a promovê-lo, tendo participado em inúmeros espectáculos um pouco por todo o país, para além de deslocações ao estrangeiro para duas datas em Itália - Roma e Modena - e também uma no prestigiado Wave Gotik Treffen em Liepzig, Alemanha.



Findo o ciclo “Humana”, os Dwelling viriam a acolher dois novos membros - Moritz Castelo Branco, na guitarra clássica, para o lugar de Nicholas Ratcliffe, e Alexandra Bochmann, no violino. Desta forma, o agora sexteto passaria grande parte dos anos de 2005 e 2006 a preparar “Ainda É Noite”, disponivel agora pela Equilibrium Music.



Formação actual



 
Alexandra Bochmann
violino
Silvia Freitas

violino
Catarina Raposo

voz
Jaime Ferreira

baixo
Moritz Branco

guitarra clássica
Nuno Roberto

guitarra clássica